FANDOM

Tradução do nome de Papai Smurf / Grande Estrumpfe
FrancêsGrand Schtroumpf
InglêsPapa Smurf
EspanholPapá Pitufo
Gran Pitufo
AlemãoPapa Schlumpf
Großer Schlumpf (somente nos quadrinhos antigos)
ItalianoGrande Puffo
Neerlandês/HolândesGrote Smurf
Árabeبابا سنفور (baba sanfur)
Tcheco/ChecoTaťka Šmoula
Polaco/PolonêsPapa Smerf
HúngaroTörpapa
Mandarim padrão蓝爸爸
Cantonês精靈老爸

Johan IconQuadrinhosSérie AnimadaFilme em L-AFilme em CGISmurfs' Village

Papai Smurf ou Grande Estrumpfe (original em francês, Grand Schtroumpf) é um dos protagonistas das histórias em quadrinhos/banda desenhada e da série animada de televisão, na qual apareceu em toda sua exibição. Sua primeira aparição visual foi na história em quadrinhos original de «La Flûte à six trous».

Personagem Editar

Papai Smurf é identificado por seu barrete e calça vermelhas e pequenas aparadas barba e bigode.

Ele tenta, sempre, fazer a coisa certa com todos. Ele ajudará, até, Gargamel e Cruel, para o aborrecimento dos outros Smurfs.

Papel na Vila Editar

Seu trabalho na vila é o líder da vila e figura paterna para os seus mais de cem de seus «pequeninos», que, usando os seus conhecimentos, irá protegê-los de diversas e várias formas de perigos que há na floresta Smurf.

Relações Editar

Papai Smurf geralmente refere-se aos Smurfs mais novos que ele como fossem seus «pequenos Smurfs» ou «pequeninos», mesmo que fisicamente demonstrem ter idade de jovens adultos. Ele fica feliz quando vê os outros a trabalhar, interagindo pacificamente uns aos outros e se eles estavam a fazer o que era para fazer.

No entanto, ele possui problemas com a soneca interminável de Preguiça, comportamento travesso de Joca, conversa sem fim de Gênio e dos tombos e trapalhadas do Desastrado e outras coisas que possam diminuir a sua paciência. Apesar de ter que importar com as personalidades, Papai Smurf ama seus «pequeninos» ao ponto de fazer qualquer coisa em seu poder para protegê-los de todo o mau que possa atingi-los e irá protegê-los de si mesmos sempre que surge conflitos.

Papai Smurf é responsável de transformar Smurfette de uma criação de Gargamel para um Smurf real, usando-se de magia/poção, no caso do desenho animado e série de filmes de Live-action, ou de cirurgia estética, no cado dos quadrinhos. Durante somente um episódio, «Romeu e Smurfette», Papai Smurf demonstrou algum interesse amoroso por ela, mas nunca foi procedido. Geralmente assume-se o relacionamento deles é de pai e filha.

No episódio de desenho animado «Papa's Wedding Day», ele apaixonou-se por Flowerbell, quem genuinamente o amou e o fez sentir-se jovem novamente, mas o amor perdeu-se quando descobriu que ela estava usando-o para Lorde Balthazar capturasse-o em troca de sua liberdade. Entretanto, ele aprendeu que não importando a idade, a melhor forma de sentir jovem é apreciar e aproveitar cada dia como fosse o último.

Papai Smurf possui uma relação pai e filha com Sassette, quem, no desenho animado, transformou em uma Smurf com a mesma poção usada em Smurfette e também o chama de «Papi». Os outros Smurfinhos o vê como os outros Smurfs desde que tiveram suas idades revertidas.

Papai Smurf é filho de Vovô Smurf, quem teve que deixá-lo para explorar o mundo como o objetivo de achar os exemplares mais puras dos elementos da natureza para restaurar a Pedra da Longevidade, como fez Vovó Smurf ao procurar mais fio (apesar do episódio «Lost Smurf» agirem como não se conhecessem). Vovô Smurf serve como um conselheiro para o Papai Smurf, tendo mais conhecimento de mundo que Papai Smurf e também mais sabedoria, e Vovó Smurf sendo mais matronal ao Líder da vila.

Papai Smurf possui alguns amigos humanos, que inclui Sir Johan, Peewit, Homnibus, Rei Gerald e Malchior.

Em os Smurfs e a Vila Perdida, ele conhece sua contrapartida feminina Smurf Magnólia e aparenta ter se apaixonado por ela o que ela reciprocou enquanto conversavam.

Na série de filmes Editar

Os Smurfs Editar

No filme de 2011, Papai Smurf é um dos poucos Smurfs a viajar pelo tempo para a contemporânea cidade de Nova Iorque. Antes da viagem, Papai Smurf vê uma visão de Desastrado falhando de pegar a varinha do dragão e todos seus Smurfs enjaulados por Gargamel. Preventivamente, deixa Desastrado na casa dos Winslows, estando junto com Grace Winslow no apartamento enquanto ele e outros Smurfs vão com Patrick Winslow procurar um «observa estrela».

Enquanto a presença dos outros Smurfs foi chato e incomodo para Patrick, Papai Smurf tenta ajudá-lo a obter confiança como marido e pai.

Em ambas pesquisas para o «observa estrela», na loja de brinquedos FAO Schwarz, e o encanto da lua azul, na livraria Mr. Wong's Mystical Emporium, encontraram-se com Gargamel, que, no segundo encontro, conseguiu capturar Papai Smurf, quem pediu aos outros que não o buscassem.

Preso com Gargamel, ele começou a extrair a essência dele até que Smurfette e demais Smurfs fossem o resgatar.

A visão continuou a acontecer, no entanto, Desastrado pega a varinha e lança Gargamel para longe. Perto do fim do filme, Papai Smurf desculpa-se com Desastrado e demonstra orgulho dele.

Os Smurfs: Um Conto de Natal Editar

Papai Smurf aparece no filme Os Smurfs: Um Conto de Natal, quem percebe, junto a outros Smurfs, que Ranzinza não está a aproveitar o Natal. Na esperança de reverter a situação, ele usa uma formula que penetra na mente do Ranzinza e mostra o erro que está cometendo, sendo visitado pelos três Smurfs do Natal.

Durante a visita do Smurf do Natal Presente, Ranzinza vê que é o Papai Smurf quem confecciona cada barrete novo dos Smurfs baseado nas necessidades de cada um, com a esperança de que ele aceite o que fez com carinho, apesar do ódio de receber todo ano o mesmo presente. Como pode-se ver no filme, o chapéu do Ranzinza o permite fazer voo livre.

Os Smurfs 2 Editar

Papai Smurf aparece no filme Os Smurfs 2 como líder do grupo de busca que inclui Desastrado, Ranzinza e Vaidoso, que vai à Paris contemporânea acompanhado com a família Winslow para resgatar a Smurfette, que foi raptada pelo Gargamel para que revelasse o feitiço que transformou em uma Smurf real e aplicasse nas suas proto criações conhecidos como Naughties para Smurfs.

Papai Smurf luta na questão de paternidade da Smurfette nesse filme, que está dividida entre Gargamel e o seu pai criador adotivo, mesma luta que Patrick está a enfrentar com seu padrasto Victor Doyle, que pega papel de pai para Patrick. No final do filme, Smurfette escolhe Papai Smurf como pai e Naughties fazem a mesma escolha ao serem transformado em Smurfs.

Os Smurfs: O Conto de Halloween Editar

No filme The Smurfs: The Legend of Smurfy Hollow, Papai Smurf é o juiz do anual Colheita das Smurfrutinhas, quem conta quantas Smurfrutinhas cada Smurf caletou no festival.

Arrojado, deduzindo algo de errado, pelo fato de Gênio ganhar nove vezes seguidas, o persegue, descobrindo que ele vai ao Smurf Hollow e decide assustá-lo, utilizando-se da Lenda do Cavaleiro sem cabeça, forjando um falso cavalheiro sem cabeça com a sombra, e fazendo ele correr dali.

Carregando os baldes do Gênio, Arrojado é considerado o campeão, mas o Smurf Desconfiado percebe a falta do Gênio e então Arrojado vai buscá-lo, seguido pela Smurfette.

Para a proteção dos seus pequenos Smurfs, Papai Smurf decide transformar o bode que estava incomodando o Vaidoso (comendo do chapéu de frutas dele) no Cavaleiro sem cabeça enviando os Smurfs, apavorados, para casa e manteve longe do Gargamel, que deixou de capturar os Smurfs para fugir de onde estava.

Quando terminado sua missão, Papai Smurf transforma o Cavaleiro de volta para bode.

Os Smurfs e a Vila Perdida Editar

No filme Smurfs: The Lost Village, ele aparece no filme como um pai super protetor e muito preocupado quando Smurfette e os outros ficaram encucados pela tal Vila Perdida. Ele descobre que foram escondidos e vai atrás deles o levando a chegar a Vila Perdida aonde ele conhece sua contrapartida feminina Smurfoliveira e visivelmente se apaixona por ela.

Jogos Eletrônicos dos Smurfs Editar

Os Smurfs 2: Videogame Editar

Papai Smurf é um dos personagens jogáveis do jogo, seu poder é jogar poções nos inimigos.

Smurfs’ Village Editar

Ele é um dos principais Smurfs do jogo. Ele dá missões para que o jogador complete; possui um jogo de fazer poções em que o jogador há de completar uma poção do Papai Smurf, mexer ou adicionar ingredientes na poção e aparece na vila principal e distrito da ilha e sua casa aparece no início do jogo, não sendo necessária sua compra.

Smurfy Life Editar

Ele não obtém um papel principal, mas visitá-lo é o único jeito de comprar os amuletos solares.

Dublagem Editar

Seu personagem foi dublado originalmente por Don Messick, no desenho animado, Mike Reynolds, na versão animada de «Os Smurfs e a Flauta Mágica», Jonathan Winters, mesmo dublador do Vovô Smurf no desenho animado nos filmes Os Smurfs e Os Smurfs 2, por Jack Angel, nos filmes Os Smurfs: Um Conto de Natal e Os Smurfs: O Conto de Halloween, e por Mandy Patinkin, no Get Smurfy.

Trivialidades Editar

  • Nos quadrinhos, o aniversário do Papai Smurf é geralmente indicado no aparecimento das flores cantarelas na floresta Smurf.
  • Quão longe ele se lembra, Papai Smurf sempre admirou o grande mago Merlim, como visto no episódio Os Smurfs da Tábula Redonda.
  • Papai Smurf, junto com Robusto e Gênio, apareceu no vídeo de prevenção às drogas Cartoon All-Stars To The Rescue.
  • No filme de 2011, o Papai Smurf bebe café.
  • Papai Smurf foi mencionado no filme em live-action de 2002 de Scooby-Doo pela personagem Velma. Coincidentemente, Raja Gosnell dirigiu os dos filmes do Scooby-Doo e os filmes Os Smurfs e Os Smurfs 2.
  • Devido a similaridade com Papai Noel, Papai Smurf é referido a ele algumas vezes.
  • Em uma tirinha, Papai Smurf está vestido como um Smurf normal, enquanto todos os outros estão vestidos como Papai Smurf, o que parece sugerir que nas versão de desenho animado e história em quadrinhos, Papai Smurf seria irreconhecível sem sua barba. O filme de 2011 fez que Papai Smurf tivesse uma aparência mais idosa, ao colocar feições no seu rosto.

Ver também Editar

Em outras línguas Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória