FANDOM

Nota: Para o episódio da série animada, veja The Smurfette. Para a história em quadrinhos, veja La Schtroumpfette.

Tradução do nome de Smurfette / Estrumpfina
FrancêsSchtroumpfette
InglêsSmurfette
EspanholPitufina
AlemãoSchlumpfine
ItalianoPuffetta
Neerlandês/HolândesSmurfin
RussoСмурфетта
SuecoSmurfan
FinlandêsSmurffiina
Polaco/PolonêsSmerfetka
HúngaroTörpilla
Mandarim padrão蓝妹妹
Cantonês美芝

Essa personagem faz parte do universo dos quadrinhos (banda desenhada/história em quadrinhos)Essa personagem faz parte do universo da série animada / desenho animadoEssa personagem faz parte do universo da série de filmes em live-actionEssa personagem faz parte do universo do filme Smurfs: The Lost VillageEssa personagem faz parte do universo do jogo Smurfs' Village

Smurfette, Estrumpfina ou Smurfina (no original em francês, Schtroumpfette) é uma das protagonistas da história em quadrinhos e na série animada, que apareceu durante toda a sua aparição. Ela é a primeira Smurf feminina a aparecer na franquia.

Personagem Editar

Ela era a única Smurf feminina da série até que na Temporada 5 (e no quadrinho "Les P'tits Schtroumpfs"), quando surgiu a pequena Smurfinha chamada Sassette, mais tarde também surgiu, na Temporada 8, a idosa Smurf chamada Vovó e mais tarde ainda surgiu Vexy, de Os Smurfs 2.

Ela é basicamente a Smurf querida por todos.

Papel na Vila Editar

Primeiramente, Peyo pretendia torná-la personagem secundária, mas devido a pedidos, ela tornou-se uma das protagonistas.

Ela é o interesse amoroso de quase todos os Smurfs, mas ela também faz trabalhos produtivos como regar o jardim, cuidar dos animais, selvagens ou não, e de cuidar do Bebê Smurf. Ela também é vista limpando a casa do Papai Smurf em alguns episódios.

Origem Editar

Smurfette foi criada pelo Gargamel, que a explica sua situação de única Smurf feminina. Não há Smurfettes naturais (uma vez que todos os Smurfs são do sexo masculino) e hão de ser criadas. Originalmente, uma vez que Smurfettes não são "Smurfs", quando criada uma, tenderão a ser grosseiras e ofensivas até que uma magia Smurf seja gastada nela.

A origem dela é explicado em "The Smurfette" e "La Schtroumpfette", quando Gargamel imagina que uma garota iria causar inveja e ódio nos Smurfs comumente felizes. Poderia ter funcionado, se Smurfette não fosse tão feia. Quando criada, Smurfette não era nem loira, nem bonita; possuía um nariz grande, cabelo desarrumado preto/castanho e não parecia bela.

Gargamel, então, soltou-a na floresta, onde foi achada pelo Robusto e levada à vila. Foi dada a ela uma casa, alguns móveis e estava pronto para começar seu plano. Os Smurfs não batalharam por ela, como Gargamel queria, eles eram no mínimo corteses e respeitosos, presumivelmente por causa de sua feiura, ela não chamou atenção, mas os Smurfs agiram cavalheiramente na presença dela.

Tornando-se uma Smurf real Editar

Smurfette teve uma série de problemas, começando com a falta de aceitação como Smurf real. Ela também foi uma causadora de problemas. Maioria desses problemas foram orquestrados, ela usava um espelho de maquiagem que era, na verdade, um comunicador com Gargamel, que dava ordens a ela de qual sabotagens ela deveria fazer.

O problema maior foi quando ela abriu as comportas da represa e inundou a vila e ela foi levada a um tribunal, onde admitiu estar trabalhando para Gargamel, assim, Papai Smurf concorda em torná-la uma Smurf real (nos quadrinhos, Papai Smurf realizou uma cirurgia plástica; no desenho animado, ele usou magia).

Após alguma espera, na porta do Papai Smurf apareceu a nova e melhorada Smurfette.

A nova Smurfette é muito diferente da original em aparência e comportamento. Ela agora é loira, usa vestido de babados, salto alto e é doce. Além disso, a transformação fez que a voz ficasse mais alta que deu um charme feminino. Isso chamou a atenção dos Smurfs, que causou o caos pretendido originalmente pelo Gargamel. No entanto, eles aprenderam a parar de brigar entre si e tornaram-se, novamente, respeitosos com ela.

Atualmente, Smurfette vive na vila e é considerada uma Smurf.

Personalidade Editar

Smurfette é doce e emocional, às vezes chorando quando algo vai errado. Ela também fica instantaneamente triste quando vê alguém que ela se preocupa machucado.

Como típica protagonista feminina, Smurfette é algumas vezes sequestrada (que raramente acontece), no entanto, há vezes que ela sai dessas por si mesmo. Ela também se provou ser uma das mais espertas da vila e é independente, não gostando quando outros Smurfs são superprotetores com ela.

Ela gosta de crianças, companhia e animais; odeia sujeira, não gosta de ficar suja e fica facilmente com raiva quando alguém suja ou mancha suas saias.

Ela passa grande tempo falando de moda, mais frequentemente com Vaidoso.

Alegações de sexismo Editar

Há diversas reclamações sobre a personagem Smurfette. Essas reclamações estão relacionadas principalmente pelo fato de ela ser a única personagem feminina na série. Os detratores da personagem também afirmam que ela retrata as mulheres de forma humilhante.

No episódio/capítulo em que ela é apresentada não descreve Smurfette como um Smurf até que Papai Smurf transforma-a em um. Ela é tratada de uma forma diferente até sua mudança.

Outro exemplo de Smurfettes recebendo tratamento desigual aos "Smurfs normais" ocorreu quando Vovó convidou todos os Smurfs a um piquenique, mas todos alegaram que estavam "muito ocupados" para ir, apesar de Papai Smurf anteriormente falar que Smurfs fazem tudo juntos. Isso mostra como Smurfs não aceitam Smurfettes como Smurfs completos.

Antes de Papai Smurf transformar Smurfette em um Smurf real, ela tinha mau comportamento e era ignorante com os outros Smurfs. Depois de sua transformação, ela parecia mais legal e mais aceitada. Isso implica que quanto mais loira e bonita a mulher é, mais legal e aceita na sociedade ela fica.

Uma nova edição de desenho em quadrinhos, lançada em francês em 2 de abril de 2010, La Grande Schtroumpfette (que pode ser traduzido como A Grande Estrumpfina ou A Grande Smurfette; sendo Grande referenciando ao Grande Estrumpfe), mostra a Smurfette cansada de todo sexismo que sofre dos Smurfs. Para ajudá-la a ser respeitada, Papai Smurf viaja e deixa a Smurfette com sua autoridade até que ele voltasse.

Embora seja um suposição em partes, pessoas podem referir-se a situações de uma personagem feminina em um elenco majoritariamente formado por personagens do sexo masculino como o "Principio de Smurfette".

O Artigo definido Editar

Em várias vezes, Smurfette é referida como "a Smurfette", principalmente nos primeiros episódios próximos a aquele que ela aparece. Isso poderia ser interpretado como objetificação das mulheres, embora possa simplesmente remeter a Smurfette a sua classificação (significando "Smurf feminina") assim como o nome.

Relações Editar

Smurfette é visto como interesse amoroso quase todos os Smurfs, excluindo (inclusive) os Smurfinhos, Vovô e Vovó.

Papai Smurf não demonstra nenhum interesse amoroso por ela desde "Romeu e Smurfette" e trata-a como uma filha no restante da série.

O interesse em Habilidoso acaba quando ele interessa-se por Marina.

Com o tempo, os Smurfs gradualmente diminuem seu interesse amoroso, enfatizando a amizade e relação entre irmãos. Isso poderia ser um exemplo do Efeito Westermark (link em inglês).

Enquanto ela afirma amar a todos os Smurfs igualmente, ela demonstra mais interação por alguns Smurfs e não gosta de Gênio e seu amor de falar.

De vez em quando, era difícil viver em uma vila composto somente de homens, tornando-se mais fácil quando Sassette surgiu (fazendo uma relação fraternal) e tornou-se ainda mais fácil quando Vovó juntou-se na vila, fazendo uma relação avó e neta.

Os Smurfs que demonstraram cuidar bastante dela são:

Smurfette também é visto convivendo com humanos do sexo feminino, como Andria, Brenda, Princesa Savina, entre outros. Ela é também amigo de Blue Eyes, pequeno cavalo dourado que vive com um leprechaun no céu.

Na série de filmes Editar

Os Smurfs Editar

No filme de 2011 dos Smurfs, Smurfette é uma das poucas a viajar para a cidade de Nova Iorque dos dias atuais através de um portal que foi aberto pela lua azul na floresta Smurf. A sua origem foi baseada na versão do desenho animado quando explica a Grace Winslow. O filme faz uma notável modificação na personalidade de Smurfette, sendo capaz de defender sozinha, com habilidades de uma boa combatente corpo-a-corpo, confrontando, por exemplo, Cruel por si mesma para socorrer Papai Smurf, contratando com o desenho animado, onde normalmente ela seria considerada a "donzela em perigo" e que necessitaria de um resgaste. Durante sua ficada em Nova Iorque, ela fica amiga de Grace e fica apaixonada pela possibilidades de vestidos que poderia usar quando estava na loja de brinquedos FAO Schwarz, supostamente para ajudar a achar e pegar um "admira estrela" (telescópio).

Em fotos promocionais, onde Smurfette é vista de costas, ela visivelmente não possui calda do lado de fora do vestido, que parece enfatizar o fato de ser criado pelo Gargamel ou mostrar que tem aversão de mostrar sua calda por fora de sua roupa. No entanto, isso pode ser erro por parte da equipa de desenvolvimento da modelagem da personagem, uma vez que ela, em maioria das aparições no desenho animado sua calda está escondido pelo seu cabelo longo (como demonstrado no episódio "The Purple Smurfs", onde foi transformada em um Smurf Roxo como outros Smurfs).

Os Smurfs: Um Conto de Natal Editar

No filme animado Os Smurfs: Um Conto de Natal, Smurfette aparece como o Smurf do Natal Passado, que mostra quão feliz era Ranzinza no natal, na esperança de recuperar o espirito natalino, que foi perdido por ganhar um barrete Smurf ao invés do tão esperado asa-delta.

Os Smurfs 2 Editar

Em Os Smurfs 2, é revelado que Smurfette era originalmente cinza com cabelo preto antes de ser uma Smurf. Durante o filme, ela foi encorajada pelos seus raptores, os Naughties, a dar a formula secreta ao seu mestre para que eles se tornassem em Smurfs, uma vez que Gargamel se recusava a dar a eles a essência Smurf. No filme, o cabelo de Smurfette fica menor, pois Gargamel cortou parte de seu cabelo para produzir mais essência Smurf para o seu show de magia.

Os Smurfs: O Conto de Halloween Editar

No filme animado Os Smurfs: O Conto de Halloween, Smurfette aparece para ajudar Arrojado a resgatar Gênio antes que a noite chegasse, ele que estava enjaulado em uma armadilha do Gargamel. Segundo as lendas, o local onde Gênio estava é assombrado pelo fantasma do "Cavaleiro sem cabeça".

Jogos dos Smurfs Editar

The Smurfs Travel The World Editar

Nesse jogo, ela é um dos Smurfs jogaveis do jogo (o outro é um Smurf masculino). Não há diferença entre eles.

The Smurfs & Co.: Spellbound Editar

Ela é um dos Smurfs a ser desbloqueado no começo do jogo quando o jogador chega ao nível 2. Ela tem uma loja de flores para que o jogador possa fazer itens.

Smurfs’ Village Editar

No jogo Smurfs’ Village, ela possui uma casa que custa 30 Smurfberries. Quando comprado, ela aparece e dá XP aos jogadores. Sua cabana está disponível na montanha, no Planeta Swoof, na montanha e na região principal da vila.

Smurf Live Editar

Ela aparece para ensinar o jogador como crescer as flores, um material para fazer poção.

Smurfette's Magic Match Editar

Ela é a personagem principal do jogo e como jogador tem que ajudá-la a completar os níveis e salvar os Smurfs. Os jogadores podem, também, vesti-la com roupas diferentes compradas.

Dublagem Editar

Em suas versões originais, a Smurfette foi dublada pela Licille Bliss, na série animada, Katy Perry, no filme de 2011, Os Smurfs, e em Os Smurfs 2, Melissa Sturm, em Os Smurfs: Um Conto de Natal e Os Smurfs: O Conto de Halloween, e Demi Lovato, em Smurfs: The Lost Village.

Em Portugal, Smurfina foi dobrada pela Jessica Athayde,[1][2] no filme Os Smurfs, Os Smurfs: Um Conto de Natal e Os Smurfs 2. No filme Smurfs: A Aldeia Perdida, ela foi dobrada por Cláudia Vieira.[3]

No Brasil, Smurfette foi dublada pela Jullie (Juliana Vasconcelos Póvoas), no filme Os Smurfs. No Filme Os Smurfs e a Vila Perdida, Smurfette Foi Dublada por Angelica Borges.

Trivialidades Editar

  • Smurfette foi forçada a se casar com várias criaturas, desde Gnomos ("Gnoman Holiday e "Smurfette For A Day") a um Imp ("Smurfette's Dancing Shoes").
  • Smurfette já se apaixonou brevemente durante o desenho, como com os personagens "Don Smurfo" e Sir Lancelot.
  • Ela é uma das personagens mais reconhecidas, junto com Papai Smurf e outros.
  • Cronologicamente, Smurfette não é a primeira Smurfette, mas Vovó é, e possivelmente pode haver outras.
  • Smurfette aparece como Smurfinha no episódio "Smurf van Winkle" e ela não se parece com Sassette.
  • Ambos, quadrinhos e desenho animado, Smurfette não fala a língua dos Smurfs antes de ser transformada em uma Smurf real.

Galeria Editar

Galeria de Smurfette

Referências

  1. 1,0 1,1 Making Of Dobragens OS SMURFS (Vídeo) Sony Pictures Portugal.
  2. 2,0 2,1 OS SMURFS 2 - Making Of Dobragem Portuguesa (Vídeo) Sony Pictures Portugal.
  3. 3,0 3,1 Filme SMURFS: A ALDEIA PERDIDA Pumpkin. Visitado em 31 de março de 2017.

Em outras línguas Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória